Você conhece o cache? Se sim, você sabe que ele serve para carregar ainda mais rápido a sua loja virtual, isto porque ele deixa salvo arquivos no navegador e assim no próximo acesso daquele usuário, ao invés do navegador fazer a requisição novamente de todos os arquivos ao servidor, aguardar o processamento e depois receber tais arquivos, ele já utiliza os arquivos que foram salvos do outro acesso, fazendo com que a requisição no servidor seja menor e mais rápida, abrindo assim a loja muito mais rápido!

  Isto melhora tanto o desempenho do servidor, pois a quantidade de requisições diminui, como também o do usuário final, que tem o site aberto muito mais rápido, ou seja, é uma via de mão dupla.

  Afinal, porque explicar o que é o cache? Pois além do servidor e usuário final ser impactado, você também é...e como? Simples, seu cliente acessa a loja uma vez por semana ou por mês, já você, principalmente quando a loja está em fase de configuração acessa a loja a todo momento, realiza edições, volta atras, faz outras edições e assim por diante.

  E isto pode causar uma "demora" na apresentação da nova configuração, exemplo:

  •   Supondo que você tenha alterado uma das cores da sua loja para verde, acessou a loja e viu que não era o que você queria, aí você foi lá e trocou para azul. Neste momento, o navegador já salvou alguns arquivos do servidor e possivelmente dentre eles o que refere-se à cor e layout da loja, assim, quando você alterar para azul e acessar a loja, existe a possibilidade de ainda apresentar como verde.

  Isto causa algumas dúvidas nos lojistas, como "Ih, eu não salvei?!" ou "não está funcionado corretamente?!", mas está, acontece que o cache existe não só no navegador, mas também nos servidores, ou seja, o próprio servidor encaminha arquivos que já estavam salvos de maneira "automática" justamente para o usuário final ter uma melhor experiência na abertura da loja.

  Lembrando que é possível que você limpe o cache do seu navegador para agilizar este processo e quanto ao cache de nossos servidores, por padrão, eles são "renovados" a cada 30 minutos!

  Boas Vendas!

Equipe Tray.

Aprenda com os demais lojistas Tray através de nossa comunidade!

Gabriel Coimbra 
Tem mais dúvidas? Envie uma solicitação

Comentários

  • Gustavo Desiderio
    0

    Bom dia! Estou tento dificuldade em fazer as modificações dos temas da loja, faço as modificações e salvo e mesmo após 1 dia de espera elas não são alteradas, a loja volta ao estado inicial com o tema antigo e sem nenhuma modificação. O que posso fazer?

    Ações de comentário Permalink
  • Wilhen Santos
    0

    Olá Gustavo, bom dia!

    Pode ser que o cache que esteja atuando em seu caso, seja o cache do navegador utilizado. Quando editamos muitas vezes o tema e fazemos visualizações de várias versões do mesmo, pode causar problemas de visualização no tema publicado da loja por conta do cache de seu navegador. Neste caso sugerimos o seguinte:

    • Visualizar os temas sempre em modo anônimo.
    • Limpar o cache do navegador utilizado periodicamente, principalmente quando estiver editando os temas da loja. (Não é necessário limpar a cada mudança no tema, mas sempre que notar que mesmo após os 30 minutos da liberação do cache interno da loja ainda não tenha ocorrido mudanças em sua loja).

    Caso mesmo após aguardar o prazo de liberação do cache interno da loja e limpando o cache as mudanças não ocorram, por gentileza entre em contato com nosso suporte através do seguinte link: https://atendimento.tray.com.br/hc/pt-br/requests/new

    Direcione tal chamado para nossa equipe de suporte relatando os passos que foram realizados e qual mudança não refletiu em sua loja.
    Att,

     

    Att,

    Ações de comentário Permalink
  • Fernando Pasold
    0

    Olá. Gostaria de saber se as mesmas informações servem para páginas de acessos mobile. Os tempos de atualização do cache na Tray são os mesmos?

    Ações de comentário Permalink

    Artigos nessa seção

    Desenvolvido por Zendesk