Você gostaria de reduzir os custos com as opções de frete do Mercado Livre? Neste lançamento, que é bem rápido porém muito legal para você que vende no Mercado Livre, vamos ver o que é o sistema Pick-up in Store do Mercado Livre e como configurá-lo em sua loja virtual!! Segue o vídeo!

 

Sumário

1. O que é o sistema Pick-up in Store do Mercado Livre?

2. Requisitos para utilização

3. Configurando seus centros de distribuições

4. Como configurar os anúncios com o Pick-up

5. Pedidos com frete Pick-up

 

1. O que é o sistema Pick-up in Store do Mercado Livre?

  O Pick-up in Store, de forma resumida, é uma modalidade de entrega dos produtos anunciados no Mercado Livre. Neste modalidade de entrega, você poderá cadastrar vários centros de distribuições, para que seus clientes do Mercado Livre retirem os produtos comprados neste Marketplace.

  Desta forma, podemos dizer que o sistema Pick-up in Store é como se fosse o frete "A retirar" de sua loja virtual, porém para as vendas realizadas diretamente no Mercado livre! Os clientes que moram na sua região, ou que tenham a disposição de buscar as mercadorias compradas diretamente nos centros de distribuições de sua loja, terão mais um motivo para comprar em sua loja!

 

2. Requisitos para utilização

  Por enquanto, primeiramente será necessário que solicite ao assessor de seu(s) apelido(s) no Mercado Livre, a ativação deste recurso, pois, caso o sistema Pick-up in Store do Mercado Livre não esteja ativo em seu(s) apelido(s), mesmo que sua loja envie estas configurações, o Mercado Livre não apresentará as opções aos seus clientes.

  Após a liberação deste recurso em seu(s) apelido(s), entre em contato com nossa equipe de suporte para que façamos a liberação deste recurso em sua loja, permitindo a comunicação das configurações com seu(s) apelido(s).

 

3. Configurando seus centros de distribuições

  Após o assessor do Mercado Livre ativar o sistema Pick-up in Store em seu(s) apelido(s) e o suporte da Tray liberar a comunicação das configurações, será apresentado um novo menu chamado "Endereços para retirada em loja" em Marketplaces » Mercado Livre.

Mercado_Livre_Pick-up_2.png

  Neste acesso, poderá cadastrar centros de distribuições clicando em "Incluir endereço", ou alterar os dados de algum centro de distribuição já cadastrado, clicando nos botão "Editar" do respectivo centro de distribuição.

Mercado_Livre_Pick-up_3.png

  Incluindo, ou editando um centro de distribuição já cadastrado, você acessará a página de configurações deste centro de distribuição, onde encontrará as seguintes opções:

Mercado_Livre_Pick-up_4.png

•  Apelido: Escolha o apelido que receberá a configuração atual

  Atenção: No momento, só será possível selecionar um apelido por vez, desta forma, caso tenha mais de um apelido com o recurso Pick-up in Store liberado, e queira configurar um mesmo endereço para ambos, deverá cadastrar este endereço várias vezes, selecionando apelidos diferentes em cada configuração.

•  Apresentação: Defina se o centro de distribuição estará ativo ou não para que o cliente possa selecioná-lo nos anúncios configurados.

•  Informações para retirada:

»  Nome local de retirada: Insira o nome do centro de distribuição que será apresentado para seleção nos anúncios configurados.

»  Telefone principal: Insira o número de telefone de atendimento do centro de distribuição cadastrado.

»  Horário de atendimento: Insira o horário de funcionamento do centro de distribuição, para que o cliente saiba quais horários poderá retirar as mercadorias compradas.

•  Endereço para retirada:

»  Endereço: Insira o endereço do centro de distribuição configurado.

»  Latitude: Insira a latitude do centro de distribuição configurado.

»  Longitude: Insira a longitude do centro de distribuição configurado

  Dica: Para localizar a latitude e longitude do centro de distribuição, siga os passos:

  1.   Acesse o Google Maps.
  2.   Clique com o botão direito do mouse exatamente no local onde fica o centro de distribuição que está configurando.
  3.   Clique na opção "O que há aqui?".
  4.   Na parte inferior, serão apresentados dois conjuntos de números, sendo o primeiro a Latitude e o segundo a Longitude.

Mercado_Livre_Pick-up_5.png

 

  Após configurar cada um dos campos, clique em "Salvar" para cadastrar/editar o centro de distribuição desejado.

 

4. Como configurar os anúncios com o Pick-up

  Após cadastrar os centros de distribuições desejados, você já poderá incluí-los nos anúncios desejados. Para isso, há dois caminhos possíveis:

  •   Cadastrando novos anúncios: Caso queira cadastrar um novo anúncio, acesse Marketplaces » Mercado Livre » Incluir Anúncio.
  •   Editando o anúncio já cadastrado/relacionado: Caso queira editar um anúncio já cadastrado/relacionado, acesse Marketplace » Mercado Livre » Visualizar Anúncios » Clique no botão "Editar" do anúncio desejado para editá-lo.

  Em ambos os casos, localize o campo "Formas de entrega", onde agora será apresentada a opção "Oferecer endereços para retirada em loja" abaixo do campo "Selecione opção para entrega".

  Selecione o centro de distribuição desejado para este anúncio e logo em seguida inclua o tempo que este levará para disponibilizar a mercadoria para retirada.

Mercado_Livre_Pick-up_6.png

  Note que é possível selecionar outras modalidades de envio, se estiverem disponíveis. Também. é possível selecionar vários centros de distribuições e determinar valores diferenciados para o tempo de disponibilidade de retirada da mercadoria entre eles.

  Importante: Por enquanto não é possível fazer esta alteração em seus anúncios de forma massiva, sendo necessário que altere anúncio por anúncio.

 

5. Pedidos com frete Pick-up

  Quando houver um pedido deste(s) anúncio(s) no Mercado Livre, o pedido será importado normalmente para a Tray. No local do pedido onde detalhamos às informações do frete, será demonstrado o nome do centro de distribuição escolhido pelo cliente, facilitando a identificação do local onde o seu cliente irá retirar a mercadoria.

Mercado_Livre_Pick-up_7.png

  Após o cliente retirar o produto no centro de distribuição escolhido, basta alterar o status do pedido para "FINALIZADO", pois, assim que o pedido for finalizado, a Tray enviará uma notificação de finalização do pedido ao Mercado Livre, finalizando o procedimento.

  Não é necessário incluir códigos de rastreio nos pedidos, apenas a data da retirada e a mudança do status do pedido como informado anteriormente.

 

  Este lançamento chegou ao fim, e não perca tempo! Corra e faça esta configuração o quanto antes para fazer com que seus clientes corram aos centros de distribuições de sua loja para buscarem os produtos comprados!!

 

  Boas Vendas!

Equipe Tray.

Aprenda com os demais lojistas Tray através de nossa comunidade! 

Conteúdos Tray 
Tem mais dúvidas? Envie uma solicitação

Comentários

  • Luíza Caetano Campana
    1

    É possível usar o Retirada na Loja para quem não usa o Mercado Livre?

    Ações de comentário Permalink
  • Luis Ferreira Freitas Bastos
    1

    Oi Bom dia onde eu ativo o pickup? nao achei a opção no meu adm só possui estes dois botões:

     

    Ações de comentário Permalink
  • Conteúdos Tray
    0

    Olá pessoal!

    Luíza - É possível sim! Para te ajudar, siga este artigo: https://atendimento.tray.com.br/hc/pt-br/articles/360026055871-A-Retirar-Tabela-de-Frete

     

    Luis - Caso já tenha o serviço Pick-UP disponível em sua conta do Mercado Livre (Que é liberado somente após sua loja se tornar uma loja oficial do Mercado Livre, e logo após, solicitar ao seu assessor de conta do Mercado Livre para que libere este serviço), abra um chamado com nossa equipe de suporte, com um print da confirmação da liberação do Pick-Up em sua conta ML, para solicitar a liberação deste recurso em sua loja Tray.

    Lembrando que mesmo que ative este recurso em sua loja e configure-o, caso não tenha liberado o recurso através de seu assessor do ML, não será possível utilizar este recurso, visto que o ML somente demonstrará os centros de distribuições configurados caso o Pick-UP esteja ativo no ML.

    Ações de comentário Permalink
  • MARIO BUSATO
    0

    Posso cadastrar as minhas filiais da empresa como opcao para o cliente retirar as comrpas realizadas na propria plataforma TRAY, independente do ML ? Hoje eu coloquei uma opcao de retirar na loja fisica, mas nao tem como o cliente escolher o endereco que melhor fica para ele...

    Ações de comentário Permalink
  • Conteúdos Tray
    0

    Olá Mario!

    Para cadastrar vários pontos de retirada na plataforma Tray, é necessário registrar os pontos de retirada através de tabelas personalizadas ou personalizadas por CEP.

    Por se tratar do cliente retirar nos centros de distribuição da loja (Matriz e filiais) e este tipo de frete ser grátis, não é levado em conta o endereço principal da loja (Registrado em Minha loja » Informações da loja), sendo assim, basta criar cada um dos centros de distribuições através de tabelas personalizadas ou personalizadas por CEP e configurar os endereços que podem retirar em tais centros de distribuições.

    Segue também um exemplo da configuração de frete grátis através de tabela personalizada.

    Lembrando que todas as opções serão apresentadas aos clientes da loja, dê o título do centro de distribuição para cada uma das formas de envio, para que seus clientes possam escolher o local correto de retirada.

    Att,

    Ações de comentário Permalink

    Artigos nessa seção

    Powered by Zendesk