Olá, bem vindo à Tray! Uma plataforma de lojas virtuais completa, e muito preocupada com o seu sucesso! Neste artigo, faremos um apanhado de todas as configurações iniciais para lojistas que estão migrando de uma outra plataforma para a Tray.

  Dica: Se você nunca teve uma experiencia de vendas online, ou já vende online mas ainda não tem uma loja virtual que integre todas as suas vendas em um único painel, recomendamos que acesse os outros artigos de boas vindas à Tray! Seguem eles:

  •   Quero ter uma loja virtual e integrar todas as minhas vendas online! - Vende em Marketplaces, redes sociais ou em ambos?! Este é o artigo ideal para centralizar suas vendas à sua loja!

  Lembrando que um artigo não exclui a leitura do outro, fique à vontade para ver todas as dicas e deixar sua loja Tray o mais completa possível!! E então, preparado para vir para Tray? Então vamos lá!

 

Sumário

1. Benefícios que preparamos para você que migra sua loja para Tray

2. Preparativos para uma migração de sucesso

3. Importando os dados de sua loja antiga

4. Não perca as configurações SEO de sua loja

5. Redirecione suas páginas indexadas

6. Configure as formas de pagamento

7. Configure as formas de envio

8. Atualize a identidade visual de sua loja

9. Configure o seu domínio corretamente

10. Reinaugure sua loja!

 

1. Benefícios para você que migra sua loja para Tray

  Já pensou em presentear a sua loja virtual com um ano inteirinho de segurança no domínio incluído nela? Ao migrar sua loja virtual para a Tray, além dos benefícios já inclusos no plano contratado, sua loja receberá como bonificação, um Certificado SSL que deixará o domínio da loja totalmente seguro pelo prazo de 1 ano!!

  Quero que minha loja virtual seja Tray!

 

2. Preparativos para uma migração de sucesso

  Para que você tenha sucesso na migração de plataforma de sua loja, é importante que você faça todo um planejamento e até mesmo manter ambas as plataformas funcionando até o momento em que sua loja Tray esteja no ar. Isso lhe ajudará a não parar suas vendas, trazer todas os dados necessários de sua antiga plataforma para a Tray e deixar sua loja o mais completa e preparada possível para receber seus clientes!

  Então não se esqueça de checar os seguintes dados antes de iniciar a migração!

  •   Mantenha seus clientes informados: Utilize mídias sociais, estratégias de e-mail marketing ou até mesmo informações em sua antiga loja para deixar seus clientes cientes da migração da loja! Isso lhe permitirá avisar aos clientes que algumas informações poderão ser perdidas (Como senhas de acesso por exemplo) e até mesmo a informar que a experiência de compra em sua loja, ao qual já estão acostumados, poderá ser diferente após a migração ser realizada.
  •   Registro de domínio e Hospedagem: Verifique se está tudo okay com seu domínio e sua Hospedagem. É primordial que ambos estejam funcionando corretamente, com o pagamento em dia e acesso às configurações para que possa realizar os procedimentos de apontamento para sua loja Tray.
  •   Planilhas em Excel dos dados de sua loja: Solicite para sua plataforma antiga, planilhas com os dados de sua loja, como por exemplo: Clientes cadastradosCategorias de produtosProdutos simples, Variações de produtosCaracterísticas de produtos e até mesmo do cadastro de transportadoras via Faixas de CEP, caso possuam e forneçam estes dados que são seus!
  •   SEO: É muito comum durante uma migração de plataforma, perdermos dados importantes como as configurações de SEO das URLs indexadas de sua loja, por isso atente-se! Extraia todas as informações SEO de sua antiga plataforma e inclua em sua loja Tray corretamente, antes de finalizar todo o procedimento de Migração. Abordaremos este assunto em detalhes mais a frente deste artigo!
  •   Treine-se e treine seus colaboradores: Nova plataforma, novas regras, novos recursos, novos acessos, novos procedimentos, novos treinamentos! É imprescindível que tenha uma equipe afiada nos procedimentos para que possam auxiliar seus clientes e realizar qualquer procedimento necessário no painel administrativo de sua loja virtual Tray!

      Dica: Indicamos que faça os curso e.Tray! Há! Os cursos geram certificados e você pode solicitar para que seus colaboradores/funcionários, lhe demonstrem o certificado de conclusão dos cursos para averiguar o aprendizado! Pssst! É totalmente gratuito! ;)

 

3. Importando os dados de sua loja antiga

   Caso sua plataforma antiga forneça os dados da loja em forma de planilhas, temos uma ótima notícia para você! Na Tray é possível importar vários dados de forma rápida através de importação de planilhas Excel.

  No começo pode parecer um pouco difícil se você não tiver muita familiaridade com planilhas, mas não se preocupe, preparamos vários artigos, bem detalhados, sobre os procedimentos de importação destes dados, seguem eles:

  Ah! Se sua plataforma anterior era a xtech, deixamos uma planilha padrão de importação de produtos desta plataforma para a Tray! Veja a seguir como acessá-las!

 

4. Não perca as configurações SEO de sua loja

  Se sua loja já tem uma estratégia consistente de SEO e você não quer perder estas configurações, preparamos vários artigos para que você fique por dentro dos locais onde deverá configurar o SEO de toda sua loja, veja a seguir!

 

5. Redirecione suas páginas indexadas

  Ainda que sua loja não esteja com o domínio configurado, é possível determinar o redirecionamento de suas páginas. É importante que faça os redirecionamentos de forma correta para que não perca as indexações de suas páginas junto aos buscadores, que foram conquistadas enquanto utilizava sua plataforma de vendas anterior.

  Realize os redirecionamentos 301 para aproveitar a indexação destas páginas que já são relevantes aos buscadores!

 

6. Configure as formas de pagamento

  O próximo passo será configurar as formas de pagamento de sua loja! Temos várias opções disponíveis para que sua loja ofereça as mais diversas formas de pagamento, como Intermediadores, Gateways e até mesmo as contas bancárias que você possivelmente já trabalha!

  De início, sua loja já virá pré configurada com a forma de pagamento da Yapay, a mais completa opção de pagamento transparente para sua loja virtual, além dela, você poderá integrar sua loja com outras intermediadoras como Pagseguro e Wirecard e até mesmo Gateways de pagamento como Cielo, Getnet e Redecard. No artigo a seguir você visualizará informações mais detalhadas e até mesmo como configurar cada uma delas!

 

7. Configure as formas de envio

   Outro ponto importante é configurar suas formas de envio! Aqui na Tray você poderá utilizar as tabelas de frete personalizadas por região, personalizadas por CEP, integrações diretas com transportadoras e Gateways de frete, além de conseguir configurar seu contrato com as formas de envio PAC e Sedex do Correios, que já vem habilitado por padrão em sua loja!

  Temos também um facilitador para gerenciamento de envio de seus pedidos, que incluirá os dados de envio automaticamente em cada um deles a medida que for postando as mercadorias para seus clientes via Correios e/ou JadLog. Estamos falando do Frete Fácil! um sistema que gera descontos nas etiquetas de envio do Correios e também da transportadora JadLog!

 

8. Atualize a identidade visual de sua loja

  A identidade visual da loja é algo muito importante, e pensando nesta importância, a Tray disponibiliza vários temas que podem ser instalados gratuitamente ou até mesmo adquiridos diretamente de nossa loja de temas! São temas otimizados e totalmente responsivos, tudo para facilitar e melhorar a navegabilidade dos clientes em sua loja! Há! Você também pode configurar o seu próprio tema, basta ter conhecimento em códigos HTML, CSS e JS e configurá-lo diretamente no tema padrão da Tray (Tema com as edições básicas de funcionamento) .

 

9. Configure o seu domínio corretamente

  Lembra o que dissemos sobre a importância do seu domínio e hospedagem estarem corretas e acessíveis para realizar configurações lá no comecinho deste artigo? Então, chegou a hora de configurá-los!

  Esta é a ultima etapa deste artigo e também uma das mais importantes para que você deixe sua loja pronta para a reinauguração! Sendo assim, revise todos os passos vistos até agora e faça todos os testes das funcionalidades configuradas!

  Tudo pronto? Então realize os apontamentos necessários para transferir o acesso de sua loja antiga para sua nova loja Tray. Este procedimento é realizado diretamente em sua hospedagem, e caso não utilize uma hospedagem de sites, recomendamos que contrate uma, não sendo possível, ainda há a possibilidade de fazer os apontamentos diretamente de seu registro.

  Atenção: Este procedimento fará com que o domínio pare de acessar a sua loja antiga assim que a propagação do apontamento ocorrer em todo o mundo, fazendo com que não consiga extrair mais nenhum dado da loja antiga, finalizando o procedimento de migração.

 

10. Reinaugure sua loja!

  Finalmente chegou a hora de reinaugurar sua loja e aproveitar todos os recursos que a Tray lhe oferece para vender mais, acompanhar o desempenho de sua loja, integrar com diversos canais de venda e muito mais!

 

  Pronto! Esperamos que este artigo tenha lhe ajudado em todo o procedimento de migração de sua loja para a Tray! Ficamos muito felizes em lhe receber e conte conosco para que tenha o sucesso que todos merecemos!

  Boas Vendas!

Equipe Tray.

Aprenda com os demais lojistas Tray através de nossa comunidade. 

Conteúdos Tray 
Tem mais dúvidas? Envie uma solicitação

Comentários

    Artigos nessa seção

    Powered by Zendesk