O SPF (Sender Policy Framework), é uma tecnologia que combate a falsificação de endereços de retorno dos emails (return-path). Caso não configurado, seu domínio realizará o bloqueio de qualquer tentativa de envio de e-mail em nome do mesmo.

  Através de uma entrada SPF em seu domínio, é possível autorizar que outros domínios enviem e-mails em nome dele. Neste artigo, você aprenderá a verificar e configurar o SPF de seu domínio em sua hospedagem, liberando assim o envio dos e-mails automáticos de sua loja aos seus clientes.

  Para facilitar o entendimento, apresentaremos os passos de configurações em uma hospedagem Locaweb, entretanto, caso utilize outro serviço de hospedagem não se preocupe, pois, os procedimentos serão basicamente os mesmos, e no caso de dúvidas, consulte o atendimento de sua hospedagem para que possam lhe auxiliar neste procedimento. E então,  vamos lá?

 

Sumário

 

Verificando o SPF de seu domínio

  O SPF nada mais é que uma entrada que precisará ser criada na Zona de DNS do domínio, no local onde o mesmo está hospedado.

  •   Para que você possa verificar entrada SPF de seu domínio e então configurá-la, será necessário que tenha acesso às configurações de Zonas de DNS de sua hospedagem.
  •   Lembramos que o e-mail que sua loja utilizará para realizar o envio de mensagens, é o e-mail principal cadastrado em Minha loja » Informações da loja, e que você deverá configurar a entrada SPF do domínio deste e-mail.

SPF_Locaweb_1.png

SPF_Locaweb_2.png

 

  •   Acesse o painel de controle de sua hospedagem e prossiga para a configuração das zonas de DNS.

SPF_Locaweb_3.png

  •   Verifique se o domínio possui ou não uma entrada do tipo TXT, onde seu conteúdo deve conter a palavra "SPF" logo no início.

SPF_Locaweb_4.png

Atenção!!

  Caso não tenha acesso a este painel ou não saiba como acessá-lo em sua hospedagem, entre em contato com o suporte de sua hospedagem para que lhe auxiliem a acessar este painel ou para que adicionem/criem a entrada SPF por você.

 

Configurando o SPF de seu domínio

  Agora que você já verificou se tem ou não uma entrada SPF de domínio configurado em sua hospedagem, vamos às configurações:

Se você encontrou um SPF configurado:

  Tenha cuidado, você precisará apenas editar a entrada SPF já existente.

SPF_Locaweb_5.png

 

  Você deverá apenas adicionar a seguinte informação no campo de conteúdo/apontamento: include:_spf.tray.com.br, esta informação deverá ser inserida após qualquer informação e antes de "~all"

Exemplo:

  Antes: "v=spf1 include:_spf.locaweb.com.br ~all"

SPF_Locaweb_6.png

 

  Depois: "v=spf1 include:_spf.locaweb.com.br include:_spf.tray.com.br ~all"

SPF_Locaweb_7.png

 

Atenção!!

  O conteúdo deverá ser incluso conforme demonstrado nos prints anteriores, note que este foi adicionado entre as aspas do conteúdo já incluso, e após a entrada já existente, que não pode ser alterada ou removida, pois poderá impactar diretamente no funcionamento desta entrada em seu domínio, causando problemas em outros recursos de sua hospedagem.

 

Se você não encontrou um SPF configurado:

  Neste caso, será necessário criar uma entrada com os seguintes dados:

Entrada: Insira aqui seu domínio (Em algumas hospedagens você deverá informar sem o www ou com @ no início do domínio).
Tipo: O tipo de entrada é TXT.
Conteúdo/apontamento: “v=spf1 mx include:_spf.tray.com.br ~all”
(Obs: as aspas duplas, fazem parte da entrada, para o funcionamento e propagação corretos).

 

Atenção!!

  Após a adição/criação da entrada SPF, a propagação (tempo que uma entrada leva para ficar ativa em toda rede mundial) poderá levar até 4 horas para ocorrer.

 

Testando a configuração

  Agora que você já viu como configurar o SPF em sua hospedagem, chegou a hora de testar se está tudo funcionando corretamente, para isto, acesse o seguinte link: https://mxtoolbox.com/spf.aspx

SPF_1.png

 

  •   No campo Domain Name digite: seudominio.com ou seudomínio.com.br (Sem www)

SPF_2.png

 

  •   Em seguida clique em SPF Record Lookup, conforme imagem a seguir:

SPF_3.png

  •   Logo após você visualizará o SPF cadastrado em seu domínio, na imagem abaixo você poderá verificar que o domínio testado apresenta o SPF padrão utilizado na Tray,

SPF_4.png

SPF_5.png


  Pronto! Agora está tudo certo para que sua loja possa enviar os e-mails automáticos para seus clientes, sem que ocorra problemas de autorização de envio!

 

  Boas Vendas!

Equipe Tray.

Aprenda com os demais lojistas Tray através de nossa comunidade. 

Conteúdos Tray 
Tem mais dúvidas? Envie uma solicitação

Comentários

    Artigos nessa seção

    Powered by Zendesk