O que são Blacklists e por que isso acontece?

  Blacklists, ou lista negra em português, é um conceito da computação que define um bloqueio de acesso. Esse bloqueio normalmente é feito por alguns proxys, firewalls, servidores de e-mail ou servidores de conteúdo quando eles identificam atividade suspeita (alto índice de spam).

  Ou seja, é uma lista composta com endereços de IP, domínios ou endereços eletrônicos que possui um histórico de conteúdo spamizado, que acabam sendo bloqueados automaticamente.

  Spam é uma mensagem enviada sem o consentimento do destinatário e que, normalmente, são disparadas para um grande número de contas.

  Um dos problemas mais comuns, para a inclusão de IP em blacklist, é a sinalização dos emails como spam. Quanto mais vezes o remetente é sinalizado como spam, ele acaba caindo na caixa de lixo eletrônico e deixa de ser visualizados pelos destinatários.

  O intuito de uma Blacklist é evitar que envio de e-mails spam ou com conteúdo inapropriado encha a caixa de e-mail do receptor.

  Isso significa que os principais motivos para um IP cair em blacklist são:

  • Envio em grande quantidade de e-mails para destinatários que não escolheram recebê-los;
  • Conteúdo preconceituoso ou pornográfico;
  • Servidor de e-mails
  • E-mails contendo vírus;
  • E-mails contendo softwares maliciosos.

  Se um e-mail, domínio ou endereço de IP caiu em blacklist, significa que são considerados como disseminadores de spam na internet. Nesta condição, os provedores de e-mails bloqueiam o recebimento deste endereço de IP ou domínio.

  Importante lembrar que estar presente em Blacklist, não significa que o envio de e-mails está bloqueado. O bloqueio acontece pelo provedor do destinatário e o recebimento destes e-mails estão sob critério deles.

 

Como saber se meu e-mail está em Blacklist?

  •   Acesse o site: MxToolbox;
  •   No campo Server IP or Domain, insira o Domínio ou IP responsável pelo envio de e-mails;
  •   Em seguida, clique em Blacklist Check

Blacklist_1.png

  •   Após realizar a consulta é retornado se o servidor está em black list ou Não está. Nas imagens abaixo apresentamos 2 exemplo, no primeiro caso é um servidor que está em black list, já o segundo exemplo observamos que trata-se de um servidor que não foi incluído na black list.

Exemplos 01

Blacklist_2.png

 

Exemplos 02

Blacklist_3.png

 

  Se você quiser consultar na internet outras listas de black list, existem diversas plataformas de pesquisas.

  Só seja criterioso no momento da escolha dela, muitas vezes as Black list possuem critérios de inclusão de IP’s pouco seletivos.

  As Blacklists mais utilizadas são:

 

Como sair de uma blacklist?

  Como as listas pertencem a diferentes provedores de e-mails, as formas para excluir seu IP de blacklists variam.

  Existem empresas que facilitam o processo, basta que você entre no site da lista e siga as orientações recomendadas.

  Já outras, pode determinar a saída do seu servidor após um tempo de seu pedido de exclusão, o que pode variar entre dois dias ou alguns meses. Nesse último caso, seu servidor é retirado automaticamente após o tempo previsto.

  Ainda existem listas mais complicadas. Nestas, só é possível retirar seu servidor através de conta por e-mail ou telefone.

  Outras ainda pedem que você remova alguns clientes de sua base para que seu servidor seja retirado.

  Em último caso, alguns administradores de blacklists cobram que você prove sua inocência para só depois retirar seu servidor da lista.

  Para isso, o ideal é que você mostre suas campanhas de e-mail marketing, sempre reforçando que suas mensagens não contém spam e são enviadas para usuários que aceitaram recebê-las e ainda contam com a opção de descadastramento.

  Isso deve ser suficiente para provar a sua inocência e retirar seu nome de uma blacklist.

  Como você pode ver, existem diversos tipos de procedimentos para tirar seu servidor de uma lista negra, então ao saber em qual lista seu IP está, busque se inteirar dos processos necessários para retirá-lo.

  Como eu posso evitar de ser incluído em uma blacklist? Evitar cair numa blacklist é muito importante para manter uma boa reputação de seu negócio na internet.

  É por isso, que é preciso se atentar a certos detalhes para não cometer erros bobos e ficar longe das listas negras.

Confira algumas dicas!!

  Não envie anexos! Coloque todas as informações necessárias no corpo do e-mail e se necessário, disponibilize links para os usuários acessarem outros conteúdos. Coloque um link de descadastramento. Esse é um fator muito importante para evitar cair em blacklists. Dessa forma, os usuários que não quiserem mais receber seus e-mails podem se descadastrar, sem precisa te denunciar. Envie e-mails pontuais. Mesmo que os usuários tenham aceitado receber seus e-mails, eles se sentiram saturados se você mandar mensagens todos os dias. Busque enviar e-mails com uma frequência razoável e que foquem em assuntos realmente importantes. Evite usar algumas palavras como: Grátis, Compre Agora!, Participe do Sorteio, etc. Essas palavras e expressões ajudar a classificar um e-mail como spam. Essas são apenas algumas dicas para evitar que seu servidor caía numa blacklist.

 

  Lembre-se que a prevenção é a melhor maneira de não entrar em problemas, por isso siga cada uma dessas práticas na hora de desenvolver suas campanhas de e-mail marketing.

Conteúdos Tray 
Tem mais dúvidas? Envie uma solicitação

Comentários

    Artigos nessa seção

    Powered by Zendesk