Você já ouviu falar sobre a LGPD? Bom, se não sabe o que esta sigla representa, saiba que a LGPD, ou Lei Geral de Proteção de Dados, se trata de uma lei federal que foi aprovada em agosto de 2018, mas que apenas entrou em vigência em agosto de 2020.

 

Você encontra neste artigo:

Qual o objetivo da LGPD?

Como a plataforma Tray atuará em relação a LGPD?
1 - Aceite de uso de dados
2 - Registro de logs
3 - Páginas institucionais

Configurações extras que você pode fazer!

 

Qual o objetivo da LGPD?

  O principal objetivo da Lei Geral de Proteção de Dados é garantir a segurança jurídica dos dados dos usuários. Com maior atenção a como essas informações estão sendo captadas, administradas e armazenadas.

  Da mesma forma, a lei também garante ao usuário o direito da solicitação de exclusão de seus dados a qualquer hora.

  Você poderá consultar todas as informações desta lei clicando aqui.

 

Como a plataforma Tray atuará em relação a LGPD?

  A LGPD já está aprovada, mas o prazo para adaptação das lojas virtuais, após emenda ao texto original, foi estabelecido para que seja até 1 de janeiro de 2021.

  Por hora, seu e-commerce deve estar adaptado até a data mencionada acima. Caso haja alguma mudança neste prazo, você ficará sabendo pelos canais oficiais de comunicação da Tray.

  Sabendo disto, preparamos algumas mudanças a serem inclusas até 31 de dezembro de 2020, são elas:

 

1 - Aceite de uso de dados

  Em todas as páginas onde seu cliente poderá se cadastrar ou realizar o login, haverá uma mensagem informando que se o cliente prosseguir com o cadastro/login, o mesmo concorda com o uso de dados que esteja fornecendo (Durante o cadastro) ou já tenha fornecido anteriormente (Durante o login).

  Além disso, antes da realização de qualquer compra, na etapa onde o checkout realiza a validação do comprador através do e-mail, sendo este um visitante ou cliente já cadastrado, haverá também uma mensagem informando que se o mesmo prosseguir com a inclusão do e-mail, este também está concordando com as políticas de sua loja.

  A seguir, confiram alguns exemplos das mensagens de aceite, em cada tela informada:

 

Tela de confirmação de cadastro para compras:

Tela_de_compra.png

 

Telas de login:

Tela_login_1.png

Tela_login_2.png

 

Tela de cadastro:

Tela_Cadastro.png

 

2 - Registro de logs

  Caso o cliente entre em contato ou acione judicialmente sua loja em relação a LGPD, saiba que as informações para que você possa provar que o cliente deu o aceite aos termos, serão disponibilizados nos registros de cada pedido na aba "Visita", onde será demonstrado a data em que o cliente concordou com os termos.

  Estamos definindo o melhor cenário para que o cliente possa visualizar todos os termos de sua loja e assim dar o aceite, gerando o log informado acima.

 

3 - Páginas institucionais

  Além dos recursos que disponibilizaremos citados acima, hoje já possuímos o recurso Páginas da loja, onde você poderá incluir mais informações referente a LGPD nas páginas de termos de uso, políticas de privacidade, contratos de compra e venda, etc., provendo ainda mais informações para que seus clientes não fiquem com dúvidas referente às políticas de sua loja.

Dica!!

  Cada loja deve possuir suas próprias políticas, pois não há um padrão que sirva para todas. Lembre-se, cada loja deve criar o seu próprio conteúdo e políticas, evitando assim o plágio e as consequências que vem com ele.

 

  Todos os três itens citados acima poderão ser utilizados por qualquer lojista Tray, independentemente do plano contratado conosco.

 

Configuração extra que você poderá fazer

  Além das duas funções citadas acima (Itens 1 e 2) que a Tray entregará até a data informada, você poderá configurar através do editor HTML, disponibilizado para todas as lojas Tray, modais informativos e personalizados com suas próprias políticas de cookies e dados.

  Esta configuração, caso realizada, servirá apenas como um informativo a mais para seus clientes, visto que não realizamos captura de informações através de meios personalizados (Não padrões da plataforma Tray), sendo toda a coleta de dados desta configuração adicional de sua própria responsabilidade.

 

Atenção!!

  Lembramos que qualquer multa por não atender aos critérios estabelecidos pela LGPD, será aplicada apenas após a data de vigência desta lei (01/01/2021), aos sites que a partir desta data, não atenderem aos requisitos pré-estabelecidos pela mesma.

 

  Então não deixe para a última hora! Comece agora a configurar as políticas de uso de dados de sua loja virtual e disponibilize quanto antes, para que assim, seu clientes já possam estar cientes referente a segurança dos dados deles!

 

  Boas Vendas!

Equipe Tray.

Conteúdos Tray 
Tem mais dúvidas? Envie uma solicitação

Comentários

    Artigos nessa seção

    Powered by Zendesk