Realizaremos uma mudança na maneira que o frete FOB será exibido e cobrado para seus clientes.

 

Sumário

  1. Como o frete FOB funciona atualmente?
    1. Frete CIF (Cost, Insurance and Freight)
    2. Frete FOB (Free On Board)
  2. Como o frete FOB funcionará a partir de 01/06/2021?
  3. Exemplificando as opções Demonstrar Valores
    1. Demonstrar Valores = Sim
    2. Demonstrar Valores = Não

Como o frete FOB funciona atualmente?

  Primeiramente, vamos detalhar o que são os tipos de frete FOB e CIF. Ao configurar/editar uma forma de envio em sua loja, na aba "FOB/CIF" você poderá decidir se o tipo de frete desta forma de envio será CIF ou FOB, segue as diferenças entre cada um:

Aba_FOB-CIF.png

Caso sua loja não possua a aba de configuração FOB/CIF no menu de edição das formas de envio, poderá solicitar a liberação desta aba para nossa equipe de suporte técnico.

 

Frete CIF (Cost, Insurance and Freight)

  Que é o frete pago pelo lojista ao Correios, no momento de envio da mercadoria, sendo esta uma modalidade padrão utilizada na grande maioria das lojas.

Exemplo_CIF.png

 

Frete FOB (Free On Board)

  Esta opção, é utilizada quando o cliente paga pelo frete no momento da retirada da mercadoria junto ao Correios, e geralmente é utilizado apenas quando é o cliente final quem contrata os serviços do mesmo, sem envolver a loja.

  Ao selecionar a opção FOB, será demonstrada uma nova caixa de opções chamada “Demonstrar valores”, e caso marque a opção “Sim”, a plataforma cobrará o valor do frete de seus clientes, o que identificamos ser um ponto de melhoria, visto que nesta opção, quem pagará para a empresa que fará o frete será sempre o cliente, então, não há motivos para sua loja cobrar do cliente um valor de frete que o mesmo pagará ao método de envio que levará a compra até ele.

 

Exemplo_FOB_-_Atual.png

  Com isto em mente, realizaremos uma melhoria que entrará em vigor a partir de 01/06/2021.

 

Como o frete FOB funcionará a partir de 01/06/2021?

  Após esta melhoria, ao selecionar a opção "Sim", no campo "Demonstrar valores", sua loja não mais cobrará o frete do cliente que finalizar a compra utilizando esta forma de envio, pagando apenas o valor dos produtos e demais taxas extras que configurar em sua loja (Taxas de formas de pagamento, impostos, etc), pois caberá-lhe escolher um método de envio que recolha a mercadoria em sua loja e leve para ele.

Exemplo_FOB.png

Dica!!

  Quando configurar esta forma de envio, deixe claro no campo de informações aos clientes, que o mesmo deverá seguir com os procedimentos de envio desta mercadoria, pois sua loja está isenta da responsabilidade de enviar esta mercadoria ao mesmo.

Exemplo_FOB_-_Dica.png

 

Exemplificando as opções Demonstrar Valores

  Agora que falamos sobre a mudança planejada, vamos demonstrar exemplos de utilização após a mudança com a dica acima.

 

Demonstrar Valores = Sim

  Nesta opção, o cliente conseguirá visualizar a forma de entrega e os valores calculados para o CEP normalmente, ao selecioná-la, será demonstrado o valor estimado para que o cliente tenha uma noção dos valores, porém o valor não será adicionado ao pedido.

Exemplo_FOB_-_Demonstrar_Sim.png

  Prefira utilizar esta configuração quando você tiver em mãos de tabelas de envio por CEP de transportadoras, ou formas de  envio que já informam valores automaticamente, como, por exemplo, as do Correios ou gateways de frete, dando uma estimativa de valores para ajudar seu cliente na escolha da forma de envio da compra.

 

Demonstrar Valores = Não

  Nesta opção, o cliente conseguirá visualizar a forma de entrega normalmente, ao selecioná-la, não haverá nenhum valor informado/estimado para que ele se baseie.

Exemplo_FOB_-_Demonstrar_N_o.png

  Prefira utilizar esta configuração quando for disponibilizar uma forma de envio para que o cliente fique livre para escolher o método de envio que desejar, não demonstrando valores estimados ao mesmo.

Conteúdos Tray 
Tem mais dúvidas? Envie uma solicitação

Comentários

    Powered by Zendesk