Atenção: o Emissor de Notas Fiscais está em fase beta, ou seja, em período de testes. Isso significa que o recurso está liberado apenas em algumas lojas e que pode apresentar algumas instabilidades.
Caso você identifique algum comportamento inesperado, encaminhe para a nossa equipe de atendimento para que possamos analisar e garantir que o recurso fique cada vez melhor.
Logo o recurso será liberado para toda a base.
Durante o período de testes, o recurso será gratuito.
O recurso Emissor de Notas Fiscais permite que você emita notas fiscais de forma prática e rápida, podendo automatizar ou não.
Além da emissão, ele analisa seus produtos e informa quais dados são necessários para emitir a nota fiscal sem muitos problemas.
Para utilizar o recurso, é necessário cumprir algumas condições:
- CNPJ regular na Receita Federal;
- Certificado digital A1 e senha do certificado;
- Informações sobre o tipo fiscal;
- Caso já tenha emitido notas fiscais, saber a série e última nota emitida;
- Grupos fiscais que serão utilizados;
- Estar enquadrado no Simples Nacional
Caso você esteja dentro dos requisitos acima, basta seguir o processo abaixo:
- Acesse Aplicativos >> Emissor de Notas >> Instalar aplicativo
Após ler as informações, clique em "Começar agora":
Caso esteja dentro dos requisitos, clique em "Avançar":
1º PASSO - DADOS DA EMPRESA
O sistema irá puxar as informações cadastradas na Tray, sendo necessário somente preencher a Inscrição Estadual (se houver) e a revisão dos dados:
2º PASSO - CERTIFICADO DIGITAL A1
Caso você tenha o arquivo do certificado A1 baixado em seu computador, clique em "selecione do seu computador" e depois insira a senha dele:
3º PASSO - NUMERAÇÃO DA NOTA
Aqui é um passo muito importante que se não preenchido corretamente pode dar problemas na emissão das notas.
Você irá marcar se já emitiu alguma nota no CNPJ atual e, se sim, preencher com a série de nota e a numeração da última nota transmitida nessa série:
4º PASSO - DADOS FISCAIS
Nesse passo você irá somente revisar os dados pré-configurados para a emissão das notas:
5º PASSO - NOTA AUTOMÁTICA
Aqui você vai marcar se deseja que TODAS as notas dos canais de venda mencionados sejam emitidas automaticamente ao fechar o pedido. Não é obrigatório selecionar todos os canais.
6º PASSO - REVISÃO DO CONTADOR
Nesse último passo, você pode inserir os dados do contador para que ele receba um email e revise as informações inseridas. Não é obrigatório passar pelo contador para finalizar.
Quando finalizar os seis passos, aparecerá a seguinte tela:
Clicando em "Ver lista de produtos pendentes", você será redirecionado para a listagem de produtos dentro do módulo de notas.
LISTA DE PRODUTOS
Nesta tela você irá visualizar os produtos cadastrados na Tray e parametrizar fiscalmente todos para a emissão das notas.
A listagem é dividida em 5 informações fiscais obrigatórias para a emissão da nota (NCM, Origem, CFOP, ICMS e PIS/COFINS)
A informação do ICMS e PIS/COFINS já vem preenchida automaticamente, mas é permitido alterar se desejar.
Além de alterar separadamente cada um, também é possível atualizar em massa a informação fiscal dos produtos. Para isso, será necessário selecionar uma categoria de produtos e colocar os dados faltantes:
LISTAGEM DE NOTAS
Aqui você verá uma listagem de todos os seus pedidos que tiveram uma nota gerada, seja ela com falha, ou com sucesso.
Caso tenha algum erro fiscal, o status da nota ficará como "falha" e passando o mouse em cima, irá mostrar a rejeição que a Sefaz retornou com o motivo do erro para correção.
Boas Vendas!
Equipe Tray.
Comentários